Nossa História

A Casa Verde resulta de um longo percurso no qual foram se juntando diferentes sensibilidades, experiências, formações acadêmicas e desejos de transformação.


Tudo começou na Cidade de Goiás no ano de 1985, quando a professora Elizete inaugurou, numa família de oito irmãos, uma linhagem de educadores. De lá para cá, com a sua participação, formaram-se inúmeros professores nas redes pública e privada de ensino; bem como aconteceram as escolas Letras de Alfenim e Espaço Criativo, ambas em atividade regular há dez anos em Goiás e Goiânia, respectivamente.


Ainda, oferecendo atividades extra-classe, aconteceu também o Sítio Vaga Lume, um projeto de arte e educação ambiental desenvolvido na área rural do município de Senador Canedo/Go.


Partindo dessas experiências, vivenciadas dentro e fora das salas de aula, é que foi sendo idealizada a Casa Verde, um empreendimento pedagógico que harmoniza a criatividade e a tradição, o natural e o artificial, a ciência e a poesia, o conhecimento e a vida.


Para juntar tudo isso a serviço da educação, foi preciso encontrar um lugar especial, amplo, ecológico, propício a uma nova forma de organização escolar; propício a uma experimentação autônoma e significativa dos conteúdos curriculares, respeitando-se o tempo e o espaço da infância.


Enfim, um lugar muito parecido com um grande quintal ajardinado, que é também uma extensão da casa, que é também uma extensão do corpo. Um lugar onde a dimensão lúdica da vida esteja preservada, já que imprescindível ao equilíbrio afetivo, físico e cognitivo das crianças.

© Copyright 2010 Escola Casa Verde.